terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sexualidade


Campanha colmata falta de conhecimento de estudantes universitários sobre contracepção e sexo seguro.
Mais de metade dos jovens universitários portugueses não se sentem devidamente informados sobre sexo seguro e contracepção, razão pela qual a Associação para o Planeamento da Família (APF) arranca com uma campanha de sensibilização junto desta população.
De acordo com dados do relatório “Saúde sexual e reprodutiva dos estudantes do ensino superior”, realizado em 2010 e apresentado em Abril de 2011, “só 46 por cento” dos jovens universitários dizem estar devidamente informados sobre questões de sexo seguro e contracepção.
Para o estudo foram entrevistados 3.278 alunos do ano lectivo 2009/2010, de 144 institutos/universidades de Portugal continental.
Por outro lado, 50,2% dos jovens que frequentam o ensino universitário não sabem dizer correctamente qual é a função principal da pílula e 50,1 por cento não sabem o que fazer em caso de esquecimento de toma.
No entanto, 93,3 por cento sabem que o preservativo é a melhor forma de evitar as infecções sexualmente transmissíveis e a maioria (mais de 90 por cento) revela um nível de conhecimento elevado em relação às formas como estas doenças se transmitem.
Dados que sustentam a convicção da Associação para o Planeamento da Família (APF) de que esta população, com uma faixa etária entre os 18 e os 25 ou 29 anos, não é tão esclarecida como seria expectável.

Sem comentários:

Enviar um comentário