domingo, 8 de janeiro de 2012

Dicas de uma alimentação saudável


A Roda dos Alimentos ajuda-nos a construir uma alimentação saudável ou seja:
  1. Completa: comer alimentos de todos os grupos e beber água diariamente.
  2. Equilibrada: comer maior quantidade de alimentos pertencentes ao grupo de maiores dimensões e vice-versa.
  3. Variada: Comer alimentos diferentes de cada grupo, variando em função dos gostos individuais e das disponibilidades desses alimentos.
É muito importante fazer uma alimentação saudável. Uma alimentação mais variada possível.
  • Tomar sempre o pequeno-almoço iniciando o seu dia com leite ou seus derivados, pão escuro ou cereais integrais e fruta fresca e evitar estar mais de 3 horas e meia sem comer.
  • Não utilizar gorduras que foram sobreaquecidas ou óleos queimados. Durante o processamento culinário a altas temperaturas (fritura), ocorre a degradação da gordura e a formação de compostos cancerígenos, evite cozinhar mais do que 2 vezes com a mesma gordura. Privilegiar sempre o consumo do azeite em relação às outras gorduras, tanto para cozinhar, como para temperar. Reduzir o consumo total de gordura, em especial da gordura saturada (existente principalmente em produtos de origem animal). Diminuir a quantidade de gordura usada para cozinhar e temperar, e o consumo de alimentos com elevado teor de gordura.


  • Consumir de preferência peixe e carnes magras (aves ou coelho). O peixe e as carnes brancas fornecem a mesma quantidade de proteína que as carnes vermelhas (carne de vaca e porco), com a vantagem de terem menor quantidade de gordura.
  • Aumentar o consumo de hortaliças, legumes e frutas Iniciar sempre o almoço e o jantar com uma sopa rica em hortaliças e legumes. Como sobremesa prefira fruta. Nos intervalos entre as refeições, comer uma peça de fruta e outro alimento, por exemplo pão ou um iogurte.
  • Diminua o consumo de sal, reduzindo a quantidade que usa para a confecção dos alimentos, optar por ervas aromáticas e especiarias. Não adicionar sal fino aos pratos já confeccionados e evitar o consumo de alimentos muito salgados. Evite o açúcar e produtos açucarados e não adicione açúcar ao leite, chá ou café.
  • Evitar os fritos e preferir métodos de culinária simples, saudáveis e saborosos, tais como: Cozidos e grelhados. Nos alimentos grelhados não consumir as partes queimadas e não adicionar sal (limão entre outros). 

  • Beber água em abundância ao longo do dia (1,5 a 2L/dia), chá e infusões sem adição de açúcar são uma maneira saudável e saborosa de consumir água. Evite os refrigerantes e bebidas artificiais de sumo de frutos, pois estas bebidas são ricas em açúcar.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Se o fizer, faça-o com moderação. Mulheres grávidas, crianças e jovens até aos 17 anos não devem consumir nenhuma porção de álcool.
  • Estabelecer um controle da quantidade dos alimentos. Começar o dia com um pequeno-almoço nutritivo. Fazer 6 refeições diariamente.





Sem comentários:

Enviar um comentário