domingo, 8 de janeiro de 2012

Alimentação Saudável para Criança

Comida e nutrientes são as matérias-primas que nos permitem formar os dentes, ossos, músculos e tecidos de forma saudáveis.
Uma boa deita alimentar também pode proteger a criança  de várias doenças. A dieta de uma criança necessita de um planeamento especial. As necessidades de energia e nutrientes fundamentais são elevadas, mas o apetite é reduzido e os hábitos alimentares inconstantes.
A alimentação das crianças deve ser constituída por refeições pequenas e frequentes, desde que ricas em nutrientes essenciais.
Os nutrientes particularmente importantes para crianças são:    
  • Ferro

A deficiência em ferro é bastante comum nesta faixa etária, já que os requerimentos em ferro são elevados, e a ingestão de alimentos reduzida, especialmente em peixe ou carne. Alimentos ricos em vitamina C, comidos em simultâneo, ajudam a absorção do ferro, por isso deve incluir um copo de sumo natural de laranja ao jantar, por exemplo.
  • Cálcio

Este mineral é vital para o crescimento de ossos e dentes, por isso é fundamental que a criança consuma leite e produtos derivados do leite em quantidade suficiente.
  • Frutas e legumes 

Devem ser consumidos com bastante regularidade, cerca de 4 ou 5 vezes ao dia.
Utilize fruta em pudins, bolos ou outros doces e sobremesas.
Frutas e legumes enlatados ou congelados podem ser tão nutritivos como os frescos, saiba escolher.
Os legumes podem ser comidos crus ou cozinhados (se cozinhados, controle o tempo de confecção de modo a manterem o máximo de vitaminas e outros nutrientes).





Sem comentários:

Enviar um comentário