sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Alimentação Saudável

 A Alimentação saudável é comer bem de forma equilibrada de modo a manter o peso ideal possibilitando um desenvolvimento físico e intelectual saudável.
Actualmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena.
As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objectivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, não preenchem os critérios de alimentação saudável, visto que aumenta os riscos de câncer de intestino e doenças cardiovasculares.
As orientações das pirâmides alimentares, que são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimento e as quantidades em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares.
Em resumo, o que está na base deve ser consumido em maior quantidade, devendo ser diminuído até chegar ao topo. Nenhum destes alimentos está fora da pirâmide, portanto todos os alimentos são permitidos ao consumo nas quantidades adequadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário