segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Caminhada Saudável


Quando se trata de uma boa caminhada convém fazê-lo de manhã, quando a poluição automóvel é menor e, no Inverno, a meio do dia, nas horas mais quentes. Não obstante, qualquer momento é bom para caminhar: tudo depende se pode e quer fazê-lo.
Comer alguma coisa antes de caminhar costuma fazer bem, sempre que a refeição não seja muito abundante nem a caminhada esforçada ou intensa. 
De qualquer forma, um passeio suave e agradável depois de uma refeição pode ajudar a digeri-la melhor e a queimar calorias extra. Em alturas de calor, é importante beber água em goles pequenos durante o esforço e manter-se hidratado se suar muito.
Calcula-se que cada passo tenha uma média de 75 centímetros de comprimento. A partir daí, 70 passos por minuto (ppm) equivalem a mil metros em 20 minutos ou a 3 quilómetros (km) por hora; 105 ppm equivalem a 1 km em 13 minutos ou a 4,7 km por hora.
O ritmo de marcha deve permitir-lhe falar sem ficar extenuado, sem perder o fôlego. Use um podómetro ou um pulsímetro, para manter o batimento cardíaco entre as 120 e as 130 pulsações por minuto.

A caminhada queima as calorias. Uma pessoa com um peso médio (68 quilos) queima de 50 a 65 calorias por quilómetro, mas isto depende muito do tipo de terreno (plano ou inclinado), ritmo da marcha, temperatura, roupa e outros factores.
Se quiser emagrecer, esqueça os números e tente caminhar pelo menos uma hora por dia, aproveitando todas as ocasiões para andar em vez de ficar refastelado no sofá, permanecer sentado e quieto ou usar o carro, as escadas rolantes ou o elevador.
Se está a começar um programa de caminhadas, dê tempo a si mesma e vá progredindo pouco a pouco. Se caminhar demais vai sentir-se dorido e esgotado.  
Para evitar o inchaço das mãos durante a caminhada tire os anéis antes e, enquanto caminha, abra e feche as mãos de vez em quando ou mantenha os cotovelos flectidos ao mexer os braços. Também é recomendável caminhar um pouco com os braços ao alto, o que também a ajuda a alongar a coluna.



Sem comentários:

Enviar um comentário