terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Optimismo Cura

Ser optimista é a atitude saudável mais simples de adoptar
Da saúde ao bem-estar, da vida profissional às relações pessoais, vários estudos têm vindo a demonstrar que o optimismo tem reflexos positivos em diversas áreas da vida. Seja mais positivo e goze os benefícios.
O optimismo é um estado de espírito associado a «uma atitude positiva em relação ao mundo e a uma expectativa de que, em geral, as coisas irão correr bem», resume a especialista em Psicologia Positiva e fundadora do Clube do Optimismo, Maria do Carmo Oliveira.
É sorrir num dia cinzento, é valorizar o presente e é entusiasmar-se com o futuro.
De acordo com Maria do Carmo Oliveira, «as pessoas optimistas tentam alcançar os seus objectivos, mantendo uma postura confiante e persistente ainda que se deparem com uma dificuldade; enquanto os pessimistas mantêm uma atitude de dúvida e hesitação face aos seus objectivos, o que faz com que frequentemente apresentem uma baixa auto-confiança que os leva a serem menos pró-activos e menos bem-sucedidos».
A chave do optimismo está, segundo a especialista, em «mudar o foco dos nossos pensamentos substituindo-os por pensamentos mais positivos em relação a nós mesmos, aos nossos objectivos e ao mundo em geral». Atingindo este objectivo conseguiremos «mudar as nossas emoções, os nossos comportamentos e a forma como nos relacionamos com os outros».
Resultado: vamos sentir mais confiança e positivismo perante o presente e o futuro, e ficaremos mais activos rumo aos nossos objectivos e aos nossos sonhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário